Jregional

NOTÍCIA

Data: Quinta-feira, 08/05/2014 00:00

Federais fazem busca em casa de sogro da deputada Luciane Bezerra, em Juara

Fonte: O Documento

Em cumprimento aos 106 mandados da Operação Kalupsis, agentes federais e delegados apreenderam apreensão de documentos e equipamentos de mídia, na manhã desta quarta-feira 7 na residência do empresário Orivaldo Bezerra, em Juara, no Médio Norte do estado). Orivaldo, investigado entre outras pessoas, é pai do ex-prefeito do município, Oscar Bezerra, que é casado com a deputada estadual Luciane Bezerra (PSB).

 

Conforme indícios, os federais também fizeram diligência na casa do genro de Orivaldo, o também madeireiro e empresário Juliano C. Garutti.

 

O suspeito é madeireiro e, segundo a Policia Federal, tem ligações com negócios escusos no ramo madeireiro. A principal linha de investigação aponta para retirada de madeira em áreas indígenas. Para “legalizar” a madeira extraída criminosamente passava por processo de esquentamento de documentos, com guias e notas adulteradas, carimbos refeitos de órgãos de controle, e guias sem validade, mas com datas alteradas e em alguns casos com fortes indícios de falsificação. O sogro da deputada também teria utilizado créditos florestais para burlar pagamentos de impostos federais e de procedência da madeira.

 

A Operação Kalupsis foi desencadeada no começo da manhã de hoje (7) em cinco estados. Além de Mato Grosso, a operação também ocorre em Rondônia, São Paulo, Paraná e Santa Catarina. Ao todo os PFs estão cumprindo 67 mandados de busca e apreensão, nove mandados de prisão preventiva e 28 mandados de condução coercitiva, expedidos pela Justiça Federal.